Lixo Marinho
O lixo marinho é constituído por todos os materiais sólidos (plástico, madeira, vidro, borracha, etc.) que tenham sido deliberadamente descartados ou perdidos involuntariamente nas praias, na costa ou no mar, incluindo os materiais transportados para o meio marinho a partir de terra, rios, drenagem, sistemas de esgoto ou pelo vento
Lixo Marinho
Caminhos de Navegação
O objetivo OSPAR no que se refere ao lixo marinho é "reduzir substancialmente o lixo marinho na área marítima OSPAR até níveis em que as propriedades e as quantidades não causem dano ao meio marinho" até 2020.
Para cumprir este objetivo, a Comissão OSPAR aprovou em 2014 (reunião realizada em Cascais) um Plano de Ação Regional (RAP) para o Lixo Marinho para o período 2014-2021. O RAP contém 55 ações coletivas e nacionais que focadas sobre fontes baseadas em terra e baseadas no mar, bem como ações de educação e divulgação e de remoção de lixo marinho.
As principais áreas de ação abordadas no RAP incluem:
- Instalações de receção portuária;
- Desperdícios da indústria pesqueira;
- Penalizações por deitar lixo no mar;
- 'Fishing for litter' (embarcações de pesca recolhem lixo marinho);
- Artes de pesca perdidas e abandonadas no mar;
- Hotspots de lixo flutuante;
- Educação e divulgação;
- Melhor gestão de resíduos;
- Escorrência de esgotos e águas pluviais;
- Redução de itens de uso único;
- Remoção de microplásticos / objetivo zero perdas de 'pellets';
- Redesenho de produtos nocivos.
A DGRM participa ativamente em várias ações do plano de ação para o lixo marinho, e em particular lidera as ações 49 e 55:
- Ação 49, relativa à presença e impacto em ambiente marinho de poliestireno expandido e ao envolvimento da Indústria no desenvolvimento de soluções para redução dos seus impactes.
O projeto Interreg OceanWise, liderado pela DGRM, pretende dar resposta a esta ação do RAP.
- Ação 55, para desenvolvimento de mapas regionais e subregionais de hotspots de acumulação de lixo marinho flutuante
O projeto CleanAtlantic, no qual a DGRM é parceira, inclui áreas de trabalho direcionadas para dar resposta a esta ação do RAP.
Conheça aqui o Plano de Ação OSPAR para o lixo marinho.