Caminhos de Navegação

 

 Enquadramento

No âmbito da implementação nacional e dos processos de cooperação e coordenação regionais da Diretiva Quadro da Estratégia Marinha e da Convenção OSPAR, a DGRM participa em inúmeros projetos. Estes projetos são na sua maioria co-financiados por fundos e programas comunitários (Interreg, FEAMP, etc.) ou internacionais (EEA grants).

Reducing EPS marine litter in the North East Atlantic

Descritor DQEM: Lixo marinho (D10)
Duração: de 2018 a 2022
Orçamento: 2,853,536.78€ (2,140,152.60€ UE)
Fundo: FEDER (Interreg Atlantic Area)
Estado: em curso

Link: http://www.oceanwise-project.eu/
 

  • Enquadramento

O poliestireno expandido (EPS e XPS) (esferovites e outros tipos de plásticos expandidos de poliestireno) é um problema comum em torno das costas e do mar do Atlântico da União Europeia. É particularmente preocupante devido às grandes quantidades encontradas nas praias e ao risco que representa para a vida selvagem marinha e, potencialmente, para a saúde humana. O EPS/XPS é um material de espuma de plástico utilizado globalmente em embalagens e isolamentos, inclusive como bandejas de alimentos, recipientes de bebidas / alimentos e caixas de peixe. Embora o EPS e o XPS sejam recicláveis, com frequência isso não acontece efetivamente, devido à muito baixa relação custo-eficácia do transporte e reciclagem de material expandido. O EPS e o XPS pesam pouco em comparação com o seu volume, o que torna muito económico quando comparado com outras opções de embalagem. Também é considerado seguro para uso com alimentos. A sua leveza, contudo, tem como consequência ser facilmente levado pelo vento a partir de lixeiras e aterros sanitários. Além disso, não são biodegradáveis e tendem a fragmentar-se, podendo pequenos pedaços viajar longas distâncias. Assim, podem tornar-se lixo marinho e fragmentar-se em microplásticos que persistem no mar e contaminam a cadeia alimentar. De acordo com as pesquisas de monitorização de praias OSPAR, pequenos pedaços de plástico / poliestireno estão entre os tipos mais comuns de itens de lixo marinho encontrados.
 

  • Objetivo

O projeto OceanWise pretende enfrentar este desafio desenvolvendo conhecimento para reduzir os impactos do EPS/XPS e aumentar a capacidade das autoridades competentes e setores-chave em toda a região do Atlântico Nordeste para implementar opções de gestão mais sustentáveis. Pretende-se desenvolver um conjunto de medidas de longo-prazo, tendo em conta todo o ciclo de vida dos produtos de EPS/XPS com vista à boa gestão transnacional de lixo marinho no espaço Atlântico nordeste. Focado nos princípios da Economia Circular e recorrendo a metodologias participativas, pretende gerar novas e melhores práticas nos setores que utilizam, fabricam ou reciclam EPS e XPS.

São objetivos específicos:

  1. Identificar os produtos de EPS/XPS mais propensos a atingir o meio marinho e a impactar os ecossistemas;
  2. Propor e testar opções plausíveis (reduzir, reutilizar, reciclar, recuperar) para alcançar melhores resultados ambientais em diferentes setores;
  3. Envolver comunidades de produtores e designers em reflexões sobre a sustentabilidade de aplicações específicas e explorar modelos mais circulares;
  4. Desenvolver metodologias orientadas para uma economia circular, avaliar novas oportunidades, barreiras e opções para medidas e decisões políticas.

O projeto tem por base a Diretiva Quadro da Estratégia Marinha-Marinha e o Plano de Ação Regional para o Lixo Marinho da Convenção OSPAR, contribuindo para o desenvolvimento da ação n.º.49 deste plano de ação, focada na "prevalência e impacto do EPS no meio marinho". Os objetivos do OceanWise alinham-se ainda com o dossiê Economia Circular para a Europa.
 

  • Consórcio OceanWise

A DGRM lidera o projeto OceanWise, tendo constituído parceria com mais doze entidades públicas e privadas de todo o arco Atlântico (Portugal, Espanha, França, Irlanda e Reino Unido). Adicionalmente, a Convenção OSPAR é parceira associada. São estes os parceiros OceanWise:

Portugal

  • DGRM: Direção-Geral dos Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (coordenador)
  • FCT: Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade NOVA de Lisboa
  • SPV: Sociedade Ponto Verde

Espanha

  • CETMAR: Centro Tecnológico del Mar
  • SUSTAINN: Sustainability Innovation, Sociedad Limitada

França

  • UBS: Université Bretagne Sud
  • Cedre - Centre de documentation,de recherche et d'expérimentations sur les pollutions accidentelles des Eaux
  • SEABIRD: ICCI SEA

Irlanda

  • DHPLG: Department of Housing, Planning, Community and Local Planning
  • UCC - University College Cork, National University of Ireland
  • BIM: Bord Iascaigh Mhara (Ireland Seafood Development Agency)
  • Repak, Lda

Reino Unido

  • Cefas - Centre for Environment Fisheries and Aquaculture Science

Coordinated Cetacean Assessment, Monitoring and Management Strategy in the Bay of Biscay and Iberian Coast sub-region

Descritor DQEM: Biodiversidade (D1)
Duração: de 2021 a 2023
Orçamento: 1.250.000 (1.000.000 € UE)
Fundo: FEAMP (DG ENV MSFD 2020 Call)
Estado: em curso

Link: https://www.cetambicion-project.eu/
 

  • Objetivo

O projeto CetAMBICion procura responder à necessidade de reduzir as capturas acidentais de cetáceos durante a atividade piscatória da UE, em particular na sub-região do Golfo da Biscaia e Costa Ibérica, uma ameaça à sobrevivência destas espécies protegidas. Este objetivo encontra-se de acordo com os objetivos da Diretiva Quadro Estratégia Marinha (DQEM), da Diretiva Habitats e da Política Comum das Pescas (PCP). Para além da questão das capturas acidentais, o projeto pretende alcançar uma estratégia comum de avaliação e monitorização dos cetáceos na sub-região do Golfo da Biscaia e Costa Ibérica, num esforço coordenado entre as autoridades competentes pela implementação da DQEM em Portugal, Espanha e França e equipas científicas dos três Estados Membro. A DGRM lidera as tarefas associadas à definição da estratégia de avaliação. O projeto prevê ainda a organização de workshops com o sector das pescas para a consciencialização e informação de todas as partes interessadas e promoção do uso de práticas responsáveis pelo sector pesqueiro.
 

  • Consórcio CetAMBICion

O projeto é coordenado pelo CSIC, Espanha, e participaram as seguintes entidades:

Portugal

  • DGRM - Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos
  • IPMA - Instituto Português do Mar e da Atmosfera
  • ICNF - Instituto da Conservação da Natureza e Florestas
  • CIIMAR - Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental
  • CCMAR - Centro de Ciências do Mar

Espanha

  • SEMA - Secretaría de Estado de Medio Ambiente
  • SGP - Secretaría General de Pesca
  • CSIC - Consejo Superior de Investigaciones Científicas (coordenador)
  • IEO - Instituto Español de Oceanografía
  • AZTI - Ciencia y tecnología marina y alimentaria
  • FB - Fundación Biodiversidad

França

  • MTE - Ministère de la Transition écologique
  • OFB - Office français de la biodiversité
  • PELAGIS - Observatoire des mammifères et oiseaux marins

Tackling marine litter in the atlantic area

 

 

Descritor DQEM: Lixo marinho (D10)
Duração: de 2017 a 2023
Orçamento: 3.249.241,04 € (2.436.930,78 € UE)
Fundo: FEDER (Interreg Atlantic Area)
Estado: em curso

Link: http://www.cleanatlantic.eu/

 

  • Objetivo

O CleanAtlantic visa proteger a biodiversidade e os serviços dos ecossistemas no Espaço Atlântico através do aumento da capacidade de monitorizar, prevenir e eliminar lixo marinho. O projeto irá contribuir também para aumentar a sensibilização e mudança entre os agentes e para melhorar os sistemas de gestão de lixo marinho.

São objetivos específicos:

  1. Obter uma visão geral sobre a situação atual, o conhecimento, os dados e as iniciativas existentes nas regiões atlânticas, bem como a identificação das suas lacunas.
  2. Rever os sistemas atuais para monitorizar e registar o lixo marinho, fornecer protocolos, ferramentas e indicadores para resolver as necessidades de monitorização.
  3. Desenvolver ferramentas para criação de modelos de previsão da origem, circulação e destino do lixo marinho, bem como elaborar mapas regionais de pontos críticos de acumulação utilizando modelos e tecnologias inovadoras com base em sistemas não tripulados de natureza espacial, aéreos, de superfície e subaquáticos.
  4. Abordar os aspetos da prevenção desenvolvendo boas práticas orientadas para a redução de produtos procedentes dos sectores da pesca e portuário.
  5. Promover a remoção de lixo marinho implementando iniciativas de pesca de lixo (‘fishing for litter’), para reduzir a presença de «artes de pesca perdidas ou descartadas» no fundo do mar, e desenvolver boas práticas para a regular de praias pelas autoridades locais.
  6. Disponibilizar atividades de formação e sensibilização dirigidas a diferentes audiências e transferir os resultados do projeto para as diversas autoridades das tutelas ministeriais e agentes-chave, de maneira a melhorar a gestão e facilitar a implementação da DQEM
     
  • Consórcio OceanWise

O projeto foi coordenado pela Fundação CETMAR, Espanha, e participaram as seguintes entidades:

Portugal

  • RAAC: Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas
  • DGRM: Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos
  • ARDITI: Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação
  • IST: Instituto Superior Técnico

Espanha

  • CETMAR: Centro Tecnológico del Mar (coordenador)
  • IEO: Instituto Español de Oceanografia
  • INTECMAR: Instituto Tecnolóxico para o Control do Medio Mariño de Galicia
  • USC: Universidade de Santiago de Compostela

França

  • IFREMER: L'Institut Français de Recherche pour l'Exploitation de la Mer
  • Cedre: Centre de documentation, de recherche et d’expérimentations sur les pollutions accidentelles des eaux

Irlanda

  • Marine Institute

Reino Unido

  • Cefas: Centre for the Environment, Fisheries and Aquaculture Science

Outros

  • KIMO: Kommunernes International Miljøorganisation (Local Authorities International Environmental Organisation)
  • CPMR: Conférence des Régions Périphériques Maritimes d’Europe

Monitorização da pesca lúdica em Áreas Marinhas Protegidas (AMP) costeiras e outras áreas marinhas sensíveis do litoral continental

Descritor DQEM: Biodiversidade (D1) e Peixes explorados comercialmente (D3)
Duração: de 2020 a 2022
Orçamento: 839 800 €
Fundo: FEAMP (MAR 2020)
Estado: em curso

Link: https://pescaludica.imrsurvey.pt/2/

 

  • Objetivo

A pesca lúdica é uma atividade económica e socialmente relevante, mas que, com uma gestão inadequada, pode causar perturbações nos sistemas ecológicos das áreas marinhas. Este projeto pretende conhecer melhor a prática e a caracterização dos pescadores recreativos através de um estudo sobre a pesca lúdica em Portugal, englobando as modalidades de pesca à linha, apeada e embarcada, e pesca submarina, por forma a garantir o uso sustentável dos recursos pesqueiros.

O estudo baseado em inquéritos online e presenciais, com o objetivo de acompanhar a realidade da atividade e a evolução do pescado a cada estação do ano, foca-se nas seguintes áreas marinhas protegidas:

  1. Parque Natural do Litoral Norte – Esposende
  2. Reserva Natural das Berlengas
  3. Parque Natural da Arrábida
  4. Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina)
  5. Ria Formosa
  6. Parque Natural Sintra-Cascais
  7. Parque Natural da Ria de Aveiro

O projeto é uma iniciativa da DGRM – Direção-Geral de Recursos Naturais Segurança e Serviços Marítimos, em colaboração com o IMR- Instituto de Marketing Research.

Monitorização das atividades de pesca e tráfego marítimo em Áreas Marinhas Protegidas offshore

 

Descritor DQEM: não aplicável
Duração: 2021 a 2022
Orçamento: 123 250€ (92 438€ UE)
Fundo: FEAMP (MAR 2020)
Estado: em curso

 

  • Objetivo

Desenvolver um sistema de informação geográfica para a integração, tratamento e disponibilização de dados provenientes de sistemas de radar relativos às atividades de tráfego marítimo (shipping) e pesca (fishing), com vista à monitorização destas atividades em áreas marinhas protegidas.

Com este sistema de informação geográfica pretende-se, através de um conjunto de procedimentos de análise espacial com base numa rede de comunicação pré-existente (rádio e radar), avaliar a densidade de ocorrência de embarcações de pesca que operam naquela área, bem como a densidade de tráfego marítimo, de forma a ser avaliado o esforço de pesca e as principais rotas de navegação utilizadas (corredores de navegação) nas áreas consideradas.

Salienta-se que este sistema é indispensável para assegurar a informação necessária para a definição de medidas de gestão para as duas atividades humanas (pesca e tráfego marítimo) consideradas atualmente mais relevantes quanto ao potencial de impacte em AMP offshore. Pretende-se assim garantir a utilização sustentável dos recursos marinhos, e a melhor definição dos limites da sustentabilidade das atividades humanas com impacto no meio marinho. Estas medidas irão integrar os futuros Planos de Gestão, em particular no que se refere à conservação das espécies marinhas e ordenamento marítimo.

O projeto é uma iniciativa da DGRM – Direção-Geral de Recursos Naturais Segurança e Serviços Marítimos, em colaboração com a QUANTICOSOLUTIONS, S.A.

Risk-based Approaches to Good Environmental Status

Descritor DQEM: Espécies não indígenas (D2) e Ruído submarino (D11)
Duração: de 2019 a 2021
Orçamento: 850 370€ (662 288€ UE)
Fundo: FEAMP (DG ENV MSFD 2018 call)
Estado: terminado

Link: https://www.msfd.eu/rages/

 

  • Objetivo

Desenvolver uma abordagem para análise de risco de forma a apoiar a implementação regional e sub-regional da Diretiva Quadro Estratégia Marinha (DQEM), no Atlântico Nordeste. O projeto visa fornecer uma metodologia replicável e padronizada na avaliação e gestão de riscos, bem como uma ferramenta transparente de apoio à decisão baseado nas melhores práticas internacionais, contando com a participação das entidades competentes pela implementação da DQEM e organismos científicos de quatro Estados membros (Portugal, Espanha, França e Irlanda).

São objetivos específicos:

  1. Coordenar eficazmente o desenvolvimento e a aplicação de abordagens conjuntas ao risco na implementação do DQEM entre os parceiros do projeto.
  2. Desenvolver e aperfeiçoar o processo técnico e administrativo necessário para uma abordagem comum baseada no risco (RBA) para a implementação da DQEM e respetivas estratégias marinhas para o desenvolvimento de metas, medidas e programas de monitorização.
  3. Testar a abordagem baseada no risco nas sub-regiões do Golfo da Biscaia e da Costa Ibérica e Macaronésia para o descritor 2 (espécies não indígenas). O RBA desenvolvido será testado incorporando informações nacionais da França e de Portugal e do primeiro ciclo de implementação da DQEM. Será focada nos principais fatores (por exemplo, transporte comercial e recreativo, aquicultura) e suas pressões resultantes, em tipos específicos de habitat em risco de espécies não indígenas, visando simplificar e harmonizar a abordagem regional de seleção e análise de espécies, critérios, bem como a monitorização e implementação de medidas para espécies não indígenas.
  4. Testar a abordagem baseada no risco nas sub-regiões do Golfo da Biscaia e Costa Ibérica, Macaronésia e Mar Celtas para o descritor 11 (ruído subaquático), concentrando-se na escala e desenvolvendo uma melhor prática regional comum sobre agregação de critérios e subcritérios.
  5. Produzir uma avaliação baseada no risco regional para estabelecer limiares, metas, programas de medidas, programas de monitorização e fazer recomendações regionais para a implementação harmonizada do segundo ciclo do MSFD na região do Atlântico Nordeste.
  6. Divulgar e comunicar os resultados da avaliação através da OSPAR e promover a transferência da abordagem para outras regiões marinhas através de comissões marinhas regionais (HELCOM, UNEP-MAP).
     
  • Consórcio RAGES

O projeto foi coordenado pelo grupo MAREI da Universidade de College Cork, na Irlanda e participaram as seguintes entidades:

Portugal

  • DGRM - Direção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos
  • IPMA - Instituto Português do Mar e da Atmosfera
  • DRAM - Direção Regional dos Assuntos do Mar dos Açores
  • DROTA - Direção Regional do Ordenamento do Território e Ambiente da Madeira
  • ARDITI - Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação
  • FCUL - Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

Irlanda

  • UCC- MaREI: University College Cork
  • DHPLG - Department of Housing Planning and Local Government

Espanha

  • DGSCM-SGPM - Dirección General de Sostenibilidad de la Costa y del Mar- Subdirección General para la Protección del Mar
  • UPV - Universitat Politècnica de València
  • IEO -Instituto Espanhol de Oceanografia

França

  • MTES - Minstière de la Transition Écologique et Solidaire
  • INERIS - Institut National De L'Environnement Industriel et des Risques

Developing a coordinated approach for assessing Descriptor 4 via its linkages with D1 and other relevant descriptors in the Macaronesian sub-region
 


 

Descritor da DQEM: Teias tróficas (D4)
Duração: de 2019 a 2021
Orçamento: 1 085 601€ (868 528€ UE)
Fundo: FEAMP (DG ENV MSFD 2018 Call)
Estado: terminado

Link: https://misticseas3.com

 

  • Objetivo

Desenvolvimento de uma avaliação coordenada do Descritor 4 da DQEM, cadeias tróficas, na sub-região da Macaronésia e de acordo com os critérios definidos pela Comissão Europeia.

  • Consórcio MISTIC SEAS III

O projeto foi coordenado pelo Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia dos Açores e participaram as seguintes entidades:

Portugal

  • DRAM - Direção Regional dos Assuntos do Mar dos Açores ()
  • DROTA Direção Regional do Ordenamento do Território e Ambiente da Madeira
  • ARDITI - Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação
  • DGRM - Direção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos

Espanha

  • FB – Fundación Biodiversidad
  • IEO – Instituto Español de Oceanografía
  • DGSCM-SGPM – Dirección General de Sostenibilidad de la Costa y del Mar – Subdirección para la Protección del Mar
  • CSIC – Agencia Estatal Consejo Superior de Investigaciones Científicas

Applying a subregional coherent and coordinated approach to the monitoring and assessment of marine biodiversity in macaronesia for the second cycle of the Marine Strategy Framework Directive

Descritor DQEM: Biodiversidade (D1)
Duração: de 2017 a 2019
Orçamento: 1 374 525€ (1 078 020€ UE)
Fundo: FEAMP (DG ENV MSFD 2016 Call)
Estado: terminado

Link: https://misticseas3.com/pt-pt/page/mistic-seas-ii

 

  • Objetivo

Suportar a reavaliação do estado ambiental do Descritor 1 – Biodiversidade, bem como a revisão dos Programas de Monitorização e de Medidas na sub-região da Macaronésia, no 2.º ciclo da DQEM.

  • Consórcio MISTIC SEAS II

O projeto foi coordenado pelo Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia dos Açores e participaram as seguintes entidades:

Portugal

  • DRAM - Direção Regional para os Assuntos do Mar Do Governo Regional dos Açores
  • DROTA - Secretaria Regional do Ambiente- Direção Regional de Ordenamento do Território do Governo Regional da Madeira
  • ARDITI - Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação
  • DGRM - Direção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos

Espanha

  • DGSCM – Dirección General de Sostenibilidad de la Costa y del Mar. Ministerio de Agricultura, Pesca, Alimentación y Medio Ambiente
  • FB- Fundación Biodiversidad del Ministerio de Agricultura, Alimentación y Medio Ambiente
  • IEO – Instituto Español de Oceanografia

Macaronesia Islands Standard Indicators and Criteria: Reaching Common Grounds on Monitoring Marine Biodiversity in Macaronesia

Descritor DQEM: Biodiversidade (D1)
Duração: 24 meses (12/01/2015 - 28/02/2017)
Orçamento: 649 750€ (519 799€ UE)
Fundo: FEAMP (DG ENV MSFD 2014 call)
Estado: terminado

Link: http://mistic-seas.madeira.gov.pt./

 

  • Objetivo

Definir uma metodologia comum para a monitorização da biodiversidade marinha na região da macaronésia, centrando-se nas populações de espécies marinhas de cetáceos, tartarugas e aves; e estabelecendo um roteiro comum para melhorar a coordenação na implementação da diretiva-quadro estratégia marinha em Portugal (Açores e Madeira) e Espanha (Canárias), uma das regiões marinhas mais bio diversas da europa.

  • Consórcio MISTIC SEAS

O projeto foi coordenado pelo Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia dos Açores e participaram as seguintes entidades:

Portugal

  • DRAM – Direção Regional dos Assuntos do Mar do Governo Regional dos Açores
  • SRA – Secretaria Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais do Governo Regional da Madeira
  • Direcção-Geral dos Recursos Naturais, da Segurança e dos Serviços Marítimos do Ministério do Mar do Governo de Portugal

Espanha

  • DGSCM- MAPAMA – Dirección General de Sostenibilidad de la Costa y del Mar. Ministerio de Agricultura, Pesca, Alimentación y Medio Ambiente
  • FBIO – Fundación Biodiversidad del Ministerio de Agricultura, Alimentación y Medio Ambiente
  • IEO -Instituto Espanhol de Oceanografia

O projeto MISTIC SEAS foi premiado na segunda edição do Atlantic Project Awards. Os prémios, organizados pela Comissão Europeia, distinguem projetos desenvolvidos na área geográfica coberta pela Estratégia Atlântica e que são relevantes para a implementação do Plano de Ação para o Atlântico no âmbito das Estratégias Marinhas.

Innovation in the Framework of the Atlantic Deep Ocean

 

Descritor DQEM: Eutrofização (D5) e Lixo marinho (D10)
Duração: de 2017 a 2022
Orçamento: 3 632 635€ (2 724 476.25€ EU)
Fundo: INTERREG | Espaço Atlântico
Estado: em curso

Link: http://www.ifado.eu/

 

  • Objetivo

A implementação da DQEM em Portugal é particularmente desafiante considerando a extensão das águas nacionais e a dificuldade na obtenção de dados para águas offshore. A monitorização remota e modelação foram reconhecidos pelo Copernicus Marine Environment Monitoring Service como metodologias adequadas para caracterizar o oceano tanto a nível de forecast como nowcast. O iFADO pretende demonstrar que estratégias semelhantes são válidas à escala regional e que o downscaling é o mecanismo mais adequado para gerar as soluções necessárias, sendo as novas tecnologias capazes de fornecer dados em maior quantidade, com maior cobertura espacial e para áreas marinhas remotas. Ao completar as lacunas técnicas existentes, o iFADO vai contribuir para a implementação da Diretiva Quadro Estratégia Marinha (DQEM) e demostrar a aplicação de produtos inovadores. O projeto combina a monitorização tradicional com tecnologias de ponta: satélites, modelação numérica e novas plataformas tais como planadores e boias oceânicas.

  • Consórcio iFado

O projeto é coordenado pelo Instituto Superior Técnico e participaram as seguintes entidades:

Portugal

  • IST: Instituto Superior Técnico (coordenador)
  • IPMA: Instituto Português do Mar e da Atmosfera
  • UMA: Universidade da Madeira
  • FCUL: Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
  • FRCT: Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia dos Açores

Espanha

  • Plataforma Oceánica de Canarias
  • Instituto Español de Oceanografía (Espanha)

França

  • NOVELTIS
  • Pole Mer Bretagne Atlantique

Irlanda:

  • Marine Institute

Reino Unido

  • Natural Environment Research Council
  • Plymouth Marine Laboratory

Parceiros associados:

  • DGRM: Direção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos
  • SRA: Secretaria Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais da Madeira
  • DRAM: Direção Regional dos Assuntos do Mar dos Açores
  • Ministerio de Agricultura, Alimentación y Medio Ambiente
  • OFB: Agence Française pour la Biodiversité
  • DEFRA: Department of Environment Food and Rural Affairs
  • Mercator Océan


Descritor DQEM: todos
Duração: 2014 a 2016
Orçamento: 276.817,65€ (235.295,00 € EEA)
Fundo: EEA Grants
Estado: terminado

Link: https://www.sophia-mar.pt/pt

 

  • Objetivo

O objetivo primordial do Projeto SOPHIA é a capacitação de recursos humanos através de ações científicas e tecnológicas de modo a assegurar competências para a implementação do programa de monitorização e o programa de medidas da DQEM (Diretiva Quadro Estratégia Marinha).

A capacitação incide sobre alguns dos temas onde se sabe existirem necessidades quer de conhecimento científico, quer de familiarização com técnicas importantes à monitorização de águas marinhas. Concretamente, o projeto pretende assim disponibilizar conhecimentos sobre ecologia, direito do mar e ferramentas de monitorização a técnicos superiores da Administração Central e Regional, licenciados e pós-graduados dos centros de Investigação, técnicos de ONG e técnicos de empresas e de organismos que irão estar envolvidos na implementação dos programas de monitorização e de medidas da DQEM nas seguintes áreas:

  • Ecossistemas de Mar Profundo;
  • Ecossistemas da Plataforma Continental;
  • Interpretação de imagens de satélite relativas ao mar;
  • Sistemas de Informação Geográfica para o mar;
  • Direito do Mar e Ordenamento do Espaço Marítimo.

Os módulos de formação são simultaneamente qualificações académicas e formação profissional para técnicos ligados a organismos da Administração Central e Regional. Simultaneamente, foi desenvolvido uma plataforma web para acesso a conhecimento de referência sobre as áreas cobertas pelo SOPHIA e que inclui uma página e um canal YouTube dedicado.

O projeto foi uma iniciativa da DGRM – Direção-Geral de Recursos Naturais Segurança e Serviços Marítimos, em parceria com a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), para o eixo científico e didático, e com a Escola Superior de Comunicação Social (ESCS), para a produção de conteúdos e a comunicação.