A Direção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos realizou uma campanha de sensibilização de forma a alertar os pescadores, comerciantes e consumidores relativamente ao cumprimento do peso mínimo legal da captura do polvo.
Com o mote “andam a levar-lhe o polvo”, esta campanha serve para informar e alertar sobre os benefícios comerciais de capturar os polvos acima do peso legal mínimo, pois a maior biomassa representa um rendimento superior para o pescador, bem como para contribuir para a proteção do ambiente marítimo e do recurso.
A DGRM alerta que o peso legal mínimo de captura do polvo é de 750g e aqueles que tiverem um peso inferior terão de ser desenvolvidos ao mar de forma a crescerem naturalmente. Quando é devolvido ao mar, o polvo apresenta uma elevada taxa de sobrevivência e frequentemente retorna ao local onde foi capturado.
Em termos de crescimento ao logo da vida, é entre os 9 e os 11 meses de vida que um polvo atinge os 750 gramas, entre os 11 e os 15 meses cresce até ao quilo e meio, e entre os 12 e os 18 meses atinge um peso entre os três e os seis quilos. O peso ideal de captura é de 1,1kg.