Realizou-se, nos dias 21 e 22 de janeiro, a Sessão Técnica de esclarecimento sobre o regulamento FuelEU Maritime, no auditório da DGRM, em Paço de Arcos. O evento foi organizado pela DGRM, DNV e ENIDH, com o apoio da Tecnoveritas.
A abertura da sessão esteve a cargo do Diretor-Geral da DGRM, José Carlos Simão, seguida pela apresentação dos especialistas da DNV, Tore Longva, Diretor de Descarbonização, e Guilherme Borzacchiello, Engenheiro do Ambiente.
Durante o evento, foram abordados os principais requisitos do regulamento #FuelEUMaritime, que se aplica, a partir de 1 de janeiro de 2025, às companhias de transporte marítimo com navios de arqueação bruta superior a 5.000 toneladas, que utilizem os portos de um Estado-Membro da União Europeia. O regulamento define medidas que visam a redução efetiva das emissões de gases com efeito de estufa (GEE) geradas pelos navios, estabelecendo limites de intensidade para as emissões de GEE resultantes da energia utilizada a bordo de um navio, definidos para períodos de 5 anos até 2050. Também prevê a utilização de fontes de energia elétrica em terra ou de tecnologias de emissões nulas em porto para navios de contentores e de passageiros, e a utilização de combustíveis provenientes de fontes renováveis e de origem não biológica.
Durante a palestra, os participantes tiveram a oportunidade de discutir exemplos de cálculo, monitorização, reporte e verificação das emissões, bem como as implicações comerciais e financeiras do regulamento.
No final da sessão, destacou-se a importância da digitalização no processo de monitorização e reporte, com o objetivo de reduzir a carga administrativa e melhorar a qualidade dos dados.
Ao longo de dois dias, o evento proporcionou um espaço de esclarecimento e troca de conhecimentos, preparando, deste modo, as entidades e profissionais presentes para a implementação operacional do regulamento FuelEU Maritime.