A DGRM, através do Subdiretor-Geral, Ricardo Segurado e da Diretora de Serviços de Recursos Naturais, Cristina Rosa, recebeu no passado dia 24 de outubro o Presidente da FITI, Sven Biermann, bem como a Coordenadora Regional para os Países Lusófonos, Sara Duarte Lopes.
A FITI é uma organização internacional que visa a promoção da transparência e a participação pública na governança da pesca.
O principal objetivo desta organização internacional é garantir que as informações relacionadas com o setor pesqueiro sejam acessíveis, compreensíveis e relevantes para todos os interessados, incluindo governos, organizações da sociedade civil, pescadores e o público em geral.
A FITI tem ainda como missão contribuir para a promoção da uma pesca sustentável, a melhoria da gestão dos recursos marinhos e combater a pesca ilegal, que afeta a sustentabilidade dos oceanos e a economia de muitas regiões.
Esta reunião teve o objetivo principal lançar o desafio para que Portugal se torne membro da FITI, tendo sido considerada esta adesão pelos representantes internacionais como um passo estratégico para Portugal, especialmente considerando o impacto positivo que pode ter no reafirmar da promoção da transparência e sustentabilidade nas pescas do país.